Nesta quarta-feira (24/5), a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) Contagem participaram do “1° Seminário Interinstitucional sobre Saúde no Trânsito do Município de Contagem: Uma Ação Pela Vida”, realizado no SEST Senat.
Os painéis apresentados no seminário foram ministrados pela diretora da Visat e do Cerest, Fátima Brant; pela enfermeira do trabalho, Cássia Craveiro; e pelo médico do trabalho Túlio Zulato. O objetivo foi debater a prevenção dos acidentes de trânsito na cidade, tratando daqueles relacionados ao trabalho, conceituando-os e diferenciando-os em acidentes típicos e de trajeto.
A palestra também reforçou a importância dos profissionais de saúde fazerem a identificação do acidente de trânsito, como os de trabalho, preenchendo a ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). É o que explica a enfermeira do trabalho, Cássia Craveiro: “Para o SUS, qualquer acidente que envolva um trabalhador, independente de sua inserção, deve ser notificado na ficha de assistente de trabalho”.
Acidente Típico e de Trajeto
Os acidentes típicos são aqueles que ocorrem no local de trabalho ou fora dele, mas a serviço da empresa. Acidente de trajeto é aquele que ocorre fora do horário e local de trabalho, durante o deslocamento de casa para o trabalho ou vice-versa, na rota habitual do trabalhador.
Conforme explicado na apresentação, no período de 2012 a 2022, foram notificados somente 175 acidentes de trabalho relacionados ao trânsito registrados no Sinan, o que representa um grande índice de subnotificações. Do total, 137 casos foram acidentes de trajeto e 35 acidentes típicos. “Os acidentes ocorreram em horários próximos à entrada e saída das empresas e tivemos 10 acidentes com vítimas fatais. A proposta do seminário foi pensar em um trânsito seguro, onde a prevenção da vida está em primeiro lugar”, explica a enfermeira.
Campanha Maio Amarelo
A campanha “Maio Amarelo: no trânsito, escolha a vida” está em sua décima edição e busca alertar a sociedade para atitudes que reduzam o número de acidentes e vítimas no trânsito. Buscando uma atuação conjunta para garantir a segurança dos trabalhadores no trânsito, a palestra foi realizada em parceria com empresas que atuam no ramo do transporte no município, como Sest/Senat e Transcon.
Galeria de fotos: Fábio Silva